GASTRONOMÍA DE MONÇÃO

GASTRONOMÍA DE MONÇÃO

MONÇÃO clasificada como “Patrimonio Nacional”, a gastronomía surge como um marco diferenciador da herança cultural de um povo. Falar dos sabores tradicionais é viajar pelos maravilhosos aromas de pratos confecionados com saber e minúcia que se adaptam às estações do ano e aos produtos que a natureza gentilmente ofrece.




O concelho de Monção oferece um vasto cardápio de paladar caseiro e gostoso que compreende, entre outros manjares, o arroz de lampreia do rio Minho, o sável e o salmão, geralmente servidos grelhados ou em caldeirada, o cordeiro assado à moda de Monção, conhecido como a “ e, na doçaria, as delícias conventuais das “barriguinhas de freira” e os populares papudos e roscas.

Consequência desta variedade e riqueza gastronómica, a autarquia monçanense, em conjunto com os proprietários dos restaurantes locais e a região de turismo, levam a efeito a iniciativa “Fins de Semana Gastronómicos”, em finais de fevereiro, dedicado à promoção do arroz de lampreia do rio Minho e “barriguinhas de freira”.

Este evento, parte integrante do calendário cultural anual da autarquia, é motivo de atração para inúmeros visitantes motivados pela excelência da culinária local e pelos programas de animação preparados pelo executivo para complementar a oferta gastronómica. Nesta altura, a vila anima-se com o “Rali à Lampreia”, perícia automóvel no centro histórico. 

No mês frio de outubro, os amantes da boa gastronomia tem a oportunidade de saborear o cordeiro à moda de Monção, prato com nome ousado e grande tradição no concelho. Neste momento, procede-se às diferentes etapas da certificação deste prato, trabalho da responsabilidade da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 

CONVERSATION

1 comentários: